(31) 3075-3331 / (31) 9902-2877contato@odespertardaautocura.com.br

Jurema encantada / Catimbó

Home / Terapia Xamânica / Jurema encantada / Catimbó
A Encantaria é o resultado da fusão de todos os rituais existentes no Brasil antes da chegada do homem branco com sua cultura católica fetichista, mais a contribuição africana durante 350 anos.
Mb’aracá ou chocalho

As marcações do chocalho podem favorecer a entrada de níveis profundos de consciência, muito importante nos processos de cura, limpeza e purificação. Este instrumento cria, através da sua vibração diferenciada , energia no corpo e no ambiente purificando ambos. Libera e desprende energias negativas para que todo o sistema energético seja purificado.

Cachimbo Sagrado

cachimbo-de-angico-medio-tp_983436589303623655f

“Na Pajelança Cabocla e na Jurema Sagrada, uma variante da Pajelança Indígena, o cachimbo é símbolo do Universo.

Seu forno, onde colocamos ervas misturadas ou simplesmente tabaco, é a imagem da Mãe Mata – o feminino sagrado. O tubo, por onde a fumaça é aspirada, representa o Pai Céu – o masculino sagrado.

As ervas colocadas no forno são as criaturas viventes: os minerais, os vegetais e os animais. A fumaça é a Natureza em movimento, o sopro que tudo envolve e o espírito que anima os seres.

Quando a fumaça cobre um objeto ou um vivente, ela infunde o poder do encanto que liga a Terra ao Céu, e o Mundo Humano ao Mundo Divino.

Fumar o cachimbo, dentro de um ambiente religioso, é um ato sagrado. O cachimbeiro é um veículo dos bons espíritos e um agente da cura dos males do corpo e da alma.”

Edmundo Pellizari